segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A LIDERANÇA DA MATILHA


Etologia é a disciplina que estuda o comportamento dos animais do ponto de vista dos mesmos.
Sendo assim, na visão do cãozinho que trouxemos para nossa casa desde pequeno nós somos a sua matilha. E toda matilha possui, ou pelo menos deve possuir uma organização hierárquica com regras que devem ser seguidas por todos os seus membros. É de fundamental importância e para o bem de todos e principalmente do cão que o lugar de lider (alfa) dessa matilha seja ocupado por nós, caso contrário com toda certeza a harmonia da casa estará comprometida muito em breve e aquele cãozinho que foi trazido com o objetivo de fornecer muitas alegrias acabará se tornando um estorvo para todos.
Cães que não conhecem limites e que não aprenderam quais atitudes esperamos deles acabam se tornando carentes, inseguros, infelizes e inúmeras vezes agressivos.
Dessa forma entender como um cão vê o mundo e a agir sobre este ponto de vista tentando "falar" com ele na mesma linguagem desde o dia de sua chegada é sem sombra de dúvidas de fundamental importância.
Pois o problema reside justamente quando não nos preocupamos ou quando não conseguimos nos estabelecer hierarquicamente frente ao cão como alfa da matilha e o cão acaba ocupando tal lugar.
Cabe então ao líder (um de nós) mostar ao cão, desde sempre e de forma bem clara tudo aquilo que ele não pode fazer e tudo aquilo que desejamos que ele faça, colocando-o na posição hieráquica que lhe é devida e o tornando nosso seguidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário