Claro que não. Na verdade a higiene bucal de nossos mascotes é tão importante para a saúde deles quanto é para nosssa.
Sem higiene bucal ocorre a formação de placa bacteriana a qual é responsável pelo mal hálito e pelo acúmulo de tártaro que nada mais é senão a mineralização da placa bacteriana, ou seja, um depósito de minerais oriundos da saliva e do resto de alimentos.
O acúmulo de tátaro via de regra causa gengivite e periodontite, caracterizando assim a doença periodontal, a qual acomete os tecidos de suporte (gengiva) e sustentação dos dentes.
A conseqüência mais grave da doença periodontal é que tais bactérias e seus metabólitos caiam por um motivo qualquer na corrente sangüínea e que dessa forma venham a se alojarem em órgãos vitais como rins, coração, fígado entre outros.
Por isso é de fundamental importância que tomemos algumas medidas que visam a minimizar tais riscos:
Como por exemplo fornecer aos nossos amigos de forma rotineira ração seca, além de deixarmos ao seu dispor brinquedinhos (conhecidos como dental bone), biscoitinhos e ossinhos específicos que evitam o acúmulo do tártaro.
Sendo também de suma importância procecer diariamente a escovação dos dentes utilizando material adequado (dedeira ou escova apropriada) e Pasta de Dentes específica para cães e Gatos as quais não contém Flúor e podem ser engolidas sem nenhum problema para saúde de nossos amigões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário